Fases da Lua influenciam o crescimento e a saúde do cabelo?
Dizem as crenças populares (e vários posts nas redes sociais) que cortar o cabelo quando a Lua está na fase crescente faz com que este cresça mais rápido e mais forte. Mas será que a ciência confirma esta ligação entre as fases da Lua e o crescimento e a saúde do cabelo?
Na hora de agendar uma ida ao cabeleireiro ou barbeiro, há quem se preocupe em saber em que fase estará a lua nesse dia. A razão está associada com uma crença popular segundo a qual as diferentes fases da Lua podem influenciar o crescimento capilar, principalmente se o corte for feito durante a fase crescente.
A mesma alegação é partilhada nas redes sociais. Numa publicação de Facebook, alega-se que cada fase da Lua tem um efeito diferente no crescimento e na saúde do cabelo.
Defende-se nesses posts que a “Lua nova” trará “fortalecimento e mudanças” e que a “Lua crescente” será a melhor fase para o “crescimento”. Já a “Lua cheia” será, supostamente, responsável por “mais volume e brilho” e a “Lua minguante” irá, alegadamente, causar “menos volume e crescimento”. Mas estas alegações têm algum fundamento científico?
É verdade que as fases da Lua influenciam o crescimento do cabelo?
Alia Ramazanova, médica de clínica geral e especialista em tricologia (área que trata de problemas no cabelo e couro cabeludo) na clínica Personal Derma, reconhece que existem muitos mitos associados ao cabelo, incluindo a suposta relação entre as fases da Lua e o crescimento capilar. A especialista garante que não existe qualquer evidência científica que comprove tal relação.
“Não há qualquer fundamento, nem foi feito qualquer estudo científico sobre a influência da Lua no cabelo. É uma crença popular, mas não existe fundamento”, reforça. E acrescenta: “O facto de cortar o cabelo também não tem qualquer influência no crescimento.”
A tricologista explica, em declarações ao Viral, que o cabelo “cresce de forma contínua” e que cada pessoa tem uma “velocidade de crescimento capilar diferente”.
Essa velocidade depende de fatores genéticos, mas pode também ser influenciada por uma boa alimentação.
A especialista sublinha que uma “alimentação saudável pode melhorar o crescimento do cabelo”, uma vez que o organismo “não tem carência de vitaminas, proteínas e sais minerais”.
No mesmo sentido, uma dieta variada, que inclua também “muitos vegetais de folha verde”, “peixes gordos” – por causa dos “ómegas 3, 6 e 9” – e frutos secos pode ajudar a fornecer ao organismo os nutrientes necessários para que o cabelo fique mais forte, reduzindo a probabilidade de queda.
Em média, o cabelo humano cresce entre um e 1,5 centímetros por mês, o que representa aproximadamente 15 centímetros por ano. Este crescimento pode variar de pessoa para pessoa, mas não tem qualquer relação com as fases da Lua.
Categorias: