PUB

Fact-Checks

É necessário usar pensos diários? “Nem nunca, nem sempre”

Os pensos diários podem ser úteis na semana em que se aguarda a chegada da menstruação. No entanto, há quem os use durante todo o mês, até porque várias marcas de produtos de higiene íntima asseguram que são uma boa opção para o dia a dia. Mas é necessário usar estes produtos diariamente?

20 Set 2022 - 10:08

É necessário usar pensos diários? “Nem nunca, nem sempre”

Os pensos diários podem ser úteis na semana em que se aguarda a chegada da menstruação. No entanto, há quem os use durante todo o mês, até porque várias marcas de produtos de higiene íntima asseguram que são uma boa opção para o dia a dia. Mas é necessário usar estes produtos diariamente?

“Sinta-se seca e limpa durante todo o dia.” É esta a promessa das marcas que vendem pensos diários. No entanto, a comunidade científica tem chegado a resultados diferentes ao estudar o impacto do uso prolongado destes produtos. Alguns estudos garantem que são seguros, outros adiantam que podem ser responsáveis pelo surgimento de infeções. Uma coisa parece ser consensual: existem cuidados de higiene íntima mais importantes.

Antes de mais, Patrícia Isidro Amaral, ginecologista e professora na NOVA Medical School (NMS), começa por explicar ao Viral que “os pensos diários são pensos finos, que, apesar de pequenos, apresentam algum grau de absorção, permitindo proteger a roupa”. 

Tal como os pensos higiénicos normais, prossegue, estes estão disponíveis em vários tamanhos e materiais e já existem, inclusive, várias opções mais porosas e “respiráveis” com materiais à base de algodão. 

No entanto, avança, há que ter cuidado com a utilização diária destes pensos. Apesar de o produto ser apresentado como uma forma de a “mulher se sentir seca e segura”, a professora da NMS defende que “existem alguns cuidados íntimos mais vantajosos do que a utilização de pensos diários”, uma vez que o “corrimento vaginal ou secreções vaginais” são normais.

Quais são os riscos associados ao uso dos pensos diários?

Amaral sublinha que “a literatura apresenta resultados díspares em relação ao impacto dos pensos diários na vagina e na vulva”. Por um lado, alguns estudos revelam “que a utilização de pensos diários pode aumentar o risco de infeções vulvovaginais”. Em contrapartida, diversos autores não mostram essa relação. 

Com uma amostra mais específica, outras investigações demonstram que o uso de pensos diários pode aumentar o risco de recorrência de infeções em mulheres com candidíase e vaginose frequentes.

PUB

Além disso, acrescenta a ginecologista, o “prurido e irritação, também podem ser promotores desta sintomatologia, pelo que as mulheres com queixas de comichão ou prurido recorrente devem evitar a sua utilização”.

Patrícia Amaral relembra que “o corrimento vaginal diário é normal e que todas as mulheres o têm, podendo a quantidade ser variável de mulher para mulher, e ao longo do ciclo”. 

Quando questionada se é boa ideia utilizar este produto todos dias, a médica é clara:  “Nem nunca, nem sempre”, pois apesar de existirem situações que podem justificar o seu uso, os pensos diários não devem ser utilizados diariamente.

Então, em que situações é que é aconselhável utilizar estes pensos? 

Assim sendo, há várias situações em que estes pensos podem ser úteis. Por exemplo, esclarece a ginecologista, “quando se espera que possa estar a aparecer a menstruação/hemorragia de privação” para que a pessoa não seja apanhada desprevenida e “no início ou no final da menstruação/hemorragia de privação quando já existe um fluxo de sangue escasso”. 

Outras situações em que estes produtos podem ser vantajosos são quando existe um sangramento de escape (vulgarmente conhecido como spotting) ou nas mulheres “com incontinência urinária ligeira”.

Quais os cuidados mais importantes?

Para a professora da NOVA Medical School é fundamental ter outros cuidados como “a utilização de roupa interior 100% algodão”, pois este material tem “um maior poder de absorção e é hipoalergénico”. Patrícia Amaral recomenda também que durante a noite não se utilize roupa interior, “para que a vulva possa ‘arejar e respirar’ durante este período”. 

PUB

Categorias:

Higiene

20 Set 2022 - 10:08

Partilhar:

PUB