Dieta
É necessário tomar drenantes e medicamentos para conseguir emagrecer?
Não será difícil entrar numa farmácia ou numa ervanária e encontrar dezenas de frascos de drenantes com promessas de emagrecimento rápido. Mas será necessário recorrer a estes produtos para conseguir perder peso e gordura?
Para o nutricionista Pedro Carvalho, a resposta é simples: “Os drenantes não emagrecem, mas podem ser úteis para incentivar ao consumo de água por parte de pessoas que de outra forma, não iriam ingerir uma quantidade tão grande.”
“Os drenantes não emagrecem, mas podem ser úteis para incentivar ao consumo de água por parte de pessoas que de outra forma, não iriam ingerir uma quantidade tão grande”.
No mesmo plano, a nutricionista Helena Trigueiro, acrescenta: “nós queremos que haja uma melhoria da ingestão alimentar e a restrição é necessária, mas não é preciso que haja drenantes associados e muito menos manipulados farmacológicos, porque isso não vai ser a chave.”
“Aquilo que nós queremos facilitar é a ingestão alimentar e não há aqui um drenante mágico ou um comprimido mágico que vá potenciar ou possibilitar isso, muito menos a longo prazo”, assegura.
Quanto ao uso de medicamentos para emagrecer, Pedro Carvalho explica que “existem alguns fármacos que poderão ser úteis no auxílio da perda de peso, desde que devidamente prescritos por um médico especialista, um endocrinologista”.
No entanto, acrescenta, “por maior que seja o efeito destes fármacos ao nível da redução da absorção da gordura presente na dieta, diminuição do apetite e da ansiedade e compulsão alimentar, o processo de reeducação alimentar tem de estar sempre presente”.
Categorias:
Etiquetas: