PUB

Fact-Checks

Sangue

Doar sangue engorda? Não, é apenas um mito

6 Jan 2022 - 10:00

Sangue

Doar sangue engorda? Não, é apenas um mito

A crença é antiga e, segundo algumas publicações que têm desmistificado diversas “certezas” relativas à doação de sangue, está fundada nesta presunção nunca comprovada: os corpos geram o dobro do sangue doado, após o procedimento.

Pelo contrário, as orientações das autoridades de saúde dos diversos países, de organizações não governamentais (ONG) e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) provam o contrário: é necessário que os doadores façam um intervalo entre doações, justamente para terem tempo para recuperar aquilo que perderam quando dispensaram parte do seu sangue.

Numa publicação de 2012 tomada como a referência neste tema – “Seleção de dadores de sangue: Diretrizes sobre a Avaliação da Adequação do Doador para Doação de Sangue” (após tradução) – a OMS fixa períodos de pausa mínimos obrigatórios para os diversos tipos de doação, de que citamos aqui alguns exemplos: seis meses para dádivas de glóbulos vermelhos; 12 semanas entre doações de sangue de homens/16 semanas em mulheres; quatro semanas para plaquetas, duas semanas para plasma.

Ainda segundo esta publicação a perda de ferro é uma das consequências das doações: “Uma doação de 450 ml de sangue remove 200-250 mg de ferro hematológico”, sendo que “a necessidade média diária total de ferro elementar alimentar a ser absorvido é de 1,50 mg/dia para os homens e 1,62 mg/dia para as mulheres”.

Nesta e noutras publicações ou comunicações da OMS, bem como das organizações nacionais de saúde e da especialidade (hematologia) não existe qualquer alusão ao risco de aumento de peso como consequência de doar sangue.

O Carter BloodCare – um dos maiores centros hematológicos dos Estados Unidos – abordou editorialmente este tema do pretenso aumento de peso: “A doação de sangue não provoca aumento de peso. De facto, o processo pelo qual o seu corpo se submete para substituir o sangue ou plasma que doa queima efetivamente calorias adicionais. Embora esta queima de calorias não seja significativa ou suficientemente frequente para causar realmente perda de peso, também não causa certamente qualquer ganho de peso.”

PUB

 

Categorias:

saúde

Etiquetas:

Hematologia | OMS | Sangue

6 Jan 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB