PUB

Fact-Checks

Aparelho de “detox pelos pés” elimina toxinas e ajuda a tratar doenças?

Várias publicações nas redes sociais garantem que podemos “fazer a desintoxicação do nosso organismo” através dos poros dos pés. Mas será que este aparelho de “detox pelos pés” funciona?

22 Jan 2023 - 10:11
falso

Aparelho de “detox pelos pés” elimina toxinas e ajuda a tratar doenças?

Várias publicações nas redes sociais garantem que podemos “fazer a desintoxicação do nosso organismo” através dos poros dos pés. Mas será que este aparelho de “detox pelos pés” funciona?

Detox iónico, detox pelos pés, hidrolinfa, desintoxicação pelos pés, spa dos pés, banho de pés ou spa detox. São vários os termos utilizados para designar um tratamento que, supostamente, faz “a desintoxicação do nosso organismo” através dos poros dos pés.

detox pelos pés
E a lista de supostos benefícios é longa. Vai desde a diminuição do stress, da ansiedade, de insónias, de dores de cabeça e de retenção de líquidos à melhoria da circulação sanguínea e do sistema imunológico, não esquecendo a “limpeza” do corpo. Podemos ver algumas destas promessas na publicação abaixo.

detox pelos pés
E como se processa? O cliente põe os pés num recipiente com água morna. Em seguida é colocado sal na água e um dispositivo que se liga a uma tomada. Passado alguns minutos, a água límpida torna-se uma água suja com tonalidade amarelada, acastanhada ou até preta.

Segundo as publicações, a mudança de cor da água deve-se às “impurezas” ou “toxinas” acumuladas que, alegadamente, saem do corpo durante o processo.

Além disso, alega-se que a cor que fica na água no final do processo indica a parte do corpo que foi, supostamente, “desintoxicada”. Há até uma lista com estas correspondências em que se refere, por exemplo, que a água laranja indica desintoxicação das articulações e que a água verde indica desintoxicação da vesícula biliar.

Uma sessão de detox pelos pés dura entre 30 e 45 minutos. É feita em clínicas ou gabinetes de estética e os preços variam entre os 10 e os 25 euros por sessão. Já o aparelho em si pode custar mais de dois mil euros. Mas será eficaz?

O aparelho de detox pelos pés funciona?

Em declarações ao Viral, Paulo Santos – médico de Medicina Geral e Familiar e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – é categórico: “Neste momento, no estado da arte, nós não podemos dizer que esta tecnologia esteja validada para utilização.”

PUB

O médico sublinha que os alegados benefícios da utilização deste aparelho de detox pelos pés não estão cientificamente comprovados. Por isso, continua, “não temos prova de que este tipo de abordagem possa ser eficaz”. Logo, como o efeito não está demonstrado, não é uma tecnologia que seja clinicamente recomendável.”

“É vender uma ideia que não está demonstrada e isso é mentir às pessoas”, realça Paulo Santos.

No mesmo sentido, um estudo realizado em 2011 não encontrou “evidência que sugira que os banhos iónicos de pés ajudem a promover a eliminação de elementos tóxicos do corpo através dos pés, urina, ou pelos”.

Quanto aos eventuais riscos desta prática, o mesmo estudo indica que o aparelho, por si só, pode libertar quantidades pequenas de elementos potencialmente tóxicos na água quando ligado. Porém, é improvável que esses elementos causem danos ou resultem no aumento da absorção de material tóxico pelos pés dos utilizadores.

O que explica a mudança da cor da água?

Trata-se apenas de uma reação química. A água muda de cor graças à ferrugem obtida num processo que se chama eletrólise.

Dentro da peça (habitualmente preta ou branca) que é mergulhada na água com sal (cloreto de sódio; NaCl) estão dois elétrodos. A reação acontece entre os elétrodos dessa peça que fica com uma extremidade imersa na água com sal e com a outra ligada à corrente elétrica.

A água salgada funciona como um meio condutor, o que permite que os iões sódio (Na+) e cloro (Cl) “nadem” de um lado para o outro do elétrodo. A corrente elétrica faz com que eles se “soltem” dos metais, ficando dissolvidos e dando cor à água. Isto é, a água fica com ferrugem.

Por isso, bastaria ligar o aparelho e seguir os mesmos passos sem colocar os pés no líquido para se obter os mesmos resultados. A coloração aparece mesmo não havendo qualquer participação de um humano no processo.

PUB

A cor do líquido pode variar consoante o sal usado, a qualidade da água e o material de que os elétrodos são feitos; daí as diferentes colorações.

Uma reportagem de 2016 do noticiário americano “Inside Edition” faz o teste. Vai a vários salões de beleza e pede que a máquina de detox pelos pés seja posta a trabalhar sem qualquer pessoa a usá-la. Os autores do programa confrontam os funcionários com o facto de a máquina ter o mesmo resultado sem haver alguém com os pés no equipamento. O vídeo conta com mais de 8 milhões de visualizações.

O corpo precisa de ajuda de um aparelho para expulsar toxinas?

O corpo humano sabe como eliminar as toxinas e tem um sistema complexo preparado para tratar disso. A eliminação de toxinas acontece principalmente pela atividade do fígado e dos rins. Estas são expulsas de modo natural, na urina e nas fezes. Não há eliminação de toxinas através dos pés, ou seja, não é necessário nem eficaz um detox pelos pés.

PUB

Por outro lado, há alguns fatores que podem contribuir para um corpo são e facilitar o trabalho dos órgãos responsáveis pela desintoxicação do organismo. Alguns hábitos que podem ajudar nesse processo passam por ter uma alimentação saudável, beber bastante água, não fumar nem beber bebidas alcoólicas em excesso, não tomar medicamentos desnecessariamente, fazer exercício físico e dormir bem.

falso

Categorias:

Bem-estar

22 Jan 2023 - 10:11

Partilhar:

PUB