

Curcuma com pimenta preta ajuda a perder peso?
A conjugação de curcuma com pimenta preta corre nas redes sociais, blogs e em outros sites associada a promessas milagrosas relacionadas com a perda de peso. Uma pesquisa online mostra uma variada oferta de suplementos alimentares que conjugam as duas especiarias em comprimidos, disponíveis à venda em sites de nutrição desportiva, ervanárias e lojas dietéticas.
Vídeos no Tiktok também apontam o potencial de desintoxicação e de ajuda à perda de peso desta combinação. “Curcuma com pimenta preta ajuda a perder peso”, começa por defender o autor de um destes vídeos, alegando que a mistura vai “melhorar o funcionamento gastrointestinal, reduzir a má digestão e a gastrite”.
Na mesma rede social, outro vídeo dá a conhecer uma receita caseira que, supostamente, reduz a inflamação e promove o emagrecimento: uma colher de sopa de açafrão da terra (outra designação para a curcuma) para duas de pimenta preta. A autora deste vídeo defende que esta combinação “ajuda a emagrecer por ser anti-inflamatória”, acrescentando que “quem está inflamado não emagrece”. Mas será verdade que a curcuma com pimenta preta ajuda a perder peso? O que diz a ciência sobre este tema?
É verdade que curcuma com pimenta preta ajuda a perder peso?
Em declarações ao Viral, o nutricionista Filipe Sousa adianta não existir “evidência científica” que sustente a ideia de que a curcuma com pimenta preta ajuda a perder peso.
Aliás, o fundador da “The Mile Sports Nutrition” diz não ter “sequer conhecimento de trabalhos científicos que tentem perceber isso”.
No que diz respeito a esta conjugação de especiarias, acrescenta, “o que os estudos tentam perceber é se tem algum efeito em parâmetros metabólicos” como a inflamação, o metabolismo lipídico e eventuais benefícios para a saúde da população.
Isto porque “há evidência científica em torno da curcumina [o composto ativo presente na curcuma] em questões de inflamação”, nomeadamente um possível efeito anti-inflamatório pós-exercício físico. Por isso, tendo em conta que a piperina (composto presente na pimenta preta) “ajuda na absorção da curcumina”, a combinação das duas especiarias parece “funcionar melhor no que à inflamação diz respeito”.
No entanto, reitera, as alegações sobre os supostos benefícios da curcuma com pimenta preta não têm fundamento científico, sendo consensual que “o que ajuda a perder peso é o défice calórico”, ou seja, gastar mais calorias do que as ingeridas.
Visão semelhante é partilhada num documento da Direção-Geral da Saúde sobre a perda e manutenção de peso. Nesse texto, defende-se que a perda de peso implica “ter em atenção os fatores envolvidos no balanço energético, isto é, as condições que contribuem para a ingestão alimentar e o gasto de energia no organismo”.
“Para que ocorra perda de peso, o balanço energético tem de ser negativo, quer isto dizer que o dispêndio tem de ser superior à ingestão energética”, lê-se no documento.
Consumir curcuma com pimenta preta de forma regular tem riscos?

Há, no entanto, estudos que alertam para os riscos de consumir quantidades muito altas de curcumina. Segundo o nutricionista, em doses mais elevadas, esta combinação de especiarias deve ser usada como preparação farmacêutica e não como tempero “para evitar os efeitos tóxicos das aflatoxinas fúngicas”, ou seja, das toxinas que se criam a partir de fungos e que se costumam desenvolver em especiarias.
No mesmo plano, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) estabeleceu um limite diário para a ingestão de curcumina de 3 miligramas por quilograma de peso corporal.

Categorias:
Etiquetas:
Alimentação | Curcuma com pimenta | Emagrecimento | Nutrição | Perda de peso