PUB

Fact-Checks

Comer muitos doces causa diabetes? Não há uma relação direta

4 Fev 2022 - 10:00

Comer muitos doces causa diabetes? Não há uma relação direta

A diabetes mellitus é uma doença que resulta da incapacidade do organismo de regular os níveis de açúcar no sangue e isso pode acontecer por dois motivos: ou há uma falha no pâncreas que deixa de produzir insulina, a hormona que controla o nível de açúcar a circular na corrente sanguínea, ou as células do organismo tornam-se resistentes à insulina em circulação.

Como explica a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, existem dois tipos de diabetes mellitus. A diabetes tipo 1 resulta de um ataque do sistema imunitário ao pâncreas que destrói a capacidade do órgão de produzir insulina. Trata-se de uma doença autoimune que aparece sobretudo em crianças e adolescentes, embora também possa ser diagnosticada na idade adulta, e em nada está relacionada com o estilo de vida.

Segundo os dados avançados pela associação, a diabetes tipo 1 tem um peso de menos de 10% no total de diagnósticos desta patologia e são, sobretudo, estes doentes que necessitam de receber insulina.

A diabetes do tipo 2 é a mais frequente e resulta de um desequilíbrio no metabolismo da insulina. Nestes doentes, o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente ou as células do organismo deixam de responder ao volume de insulina produzido, o que impede o controlo da glicemia, o termo que se refere à quantidade de glicose, mais conhecida como açúcar, no sangue.

A diabetes tipo 2 está diretamente relacionada com o estilo de vida, nomeadamente com uma dieta desequilibrada conjugada com falta de exercício físico, que resulta em excesso de peso. É esta conjugação de fatores que vai condicionar o funcionamento do pâncreas e leva ao aparecimento da diabetes tipo 2 e não apenas a ingestão de doces.

Uma pessoa que tenha um estilo de vida saudável, pratique exercício físico, tenha atenção à alimentação e mantenha o peso corporal dentro dos valores recomendados, não é por comer doces que vai acabar diabético. Esse mito que associa o consumo de açúcar ao aparecimento da diabetes já foi desconstruído pela American Diabetes Association e pela British Diabetic Association, com ambas as organizações a reconhecerem que o consumo de açúcar não está diretamente relacionado com o aparecimento da diabetes.

PUB

Ainda assim, na base do que é uma alimentação saudável não cabe o consumo exagerado de açúcar, como recomenda a Direção-Geral da Saúde, pois este contribui para o aumento de peso e obesidade, considerados os maiores fatores de risco para o desenvolvimento de qualquer doença crónica.

Um artigo publicado na revista Lancet em 2015 reconhece, precisamente, que o açúcar está associado ao desenvolvimento da obesidade – com impacto noutras patologias, como a diabetes ou as doenças cardiovasculares e músculoesqueléticas – e sugere que é imperativo ter a industria alimentar e as entidades governamentais juntas a priorizar o combate ao consumo excessivo deste ingrediente para fazer frente ao galopante crescimento do número de pessoas com excesso de peso.

PUB

 

4 Fev 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB