Bebida caseira com Coca-Cola e cebola cura a gripe em 2 dias?
Nas redes sociais, está a circular a receita de uma bebida caseira feita com cebola e Coca-Cola que promete curar a gripe em dois dias.
Segundo o autor de um dos vídeos partilhados, esta bebida é eficaz porque “as cebolas são uma fonte de potássio, um mineral que contribui para o funcionamento normal dos músculos do sistema nervoso” e porque, acrescenta, “alguns estudos afirmam que a Coca-Cola pode melhorar a memória e o funcionamento do coração”. Mas terão estas alegações fundamento?
Receita caseira com cebola e Coca-Cola cura a gripe?
Em esclarecimentos ao Viral, Luís Duarte Costa, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), adianta que não há nada que comprove a eficácia desta mezinha, até porque a gripe é “uma infeção viral” para a qual “não há nenhum tratamento eficaz”.
Trata-se de uma doença autolimitada, ou seja, “demora alguns dias a passar” e “é o nosso sistema imunitário que resolve a infeção”, explica.
Assim sendo, tal como se salienta num texto informativo publicado no site da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento da gripe “deve ter como objetivo o alívio dos sintomas”.
Segundo Luís Duarte Costa, esses sintomas – como febre, “congestão nasal”, “tosse”, “irritação da garganta” e “dores no corpo” – podem ser aliviados através de medidas de conforto, como o uso de “paracetamol” para baixar a febre e “aliviar as dores”, a toma de “um antitússico” e a aplicação de um “descongestionante nasal ou soro fisiológico”.
O que pode estar por detrás deste tipo de sugestões partilhadas nas redes sociais, na perspetiva do médico, é que alguns alimentos ou mezinhas que “tenham açúcar” podem, eventualmente, “diminuir um bocado o edema das mucosas e a irritabilidade”. Mas, salienta, estas receitas não tratam a infeção.
As cebolas são, de facto, um alimento interessante do ponto de vista nutricional. Tal como se refere num dos vídeos em análise, são uma fonte de potássio, um mineral essencial para o organismo e com um papel importante em várias funções celulares (ver aqui).
Além disso, as cebolas também contém quercetina – um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes – e outros nutrientes como a vitamina C (ver aqui), importante para a manutenção de um sistema imunitário saudável.
Contudo, não há evidência científica que comprove que o consumo de cebola pode curar a gripe ou aliviar os sintomas da doença.
Noutro plano, nas publicações das redes sociais alega-se ainda que “a Coca-Cola pode melhorar a memória e o funcionamento do coração”. Mas isso também não é verdade.
Aliás, a evidência disponível indica que a ingestão de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, está associada a “efeitos adversos na saúde humana”, como doenças cardíacas, vasculares e neurodegenerativas (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
Importa ainda salientar que as bebidas como a Coca-Cola (dependendo da dose ingerida) podem contribuir para a desidratação do organismo, por ter cafeína na sua composição.
Uma das recomendações das organizações de saúde a nível internacional, em contexto de gripe, é beber muitos líquidos para evitar a desidratação (ver aqui, aqui e aqui), mas ingerir bebidas com cafeína pode ser contraproducente.
Esta não é a primeira vez que o Viral verifica publicações em que se alega que determinados alimentos ou mezinhas têm a capacidade de tratar gripes (e constipações).
Já esclarecemos, em artigos anteriores, que a canja de galinha, o xarope de cenoura caseiro e o chá de mel e limão também não curam a doença.