PUB

Fact-Checks

Chá de quebra-pedra elimina pedras nos rins?

Chamam-lhe chá de quebra-pedra e é, muitas vezes, apresentado como um tratamento para as pedras nos rins. Mas será esta infusão eficaz a eliminar cálculos renais?

30 Set 2022 - 09:41

Chá de quebra-pedra elimina pedras nos rins?

Chamam-lhe chá de quebra-pedra e é, muitas vezes, apresentado como um tratamento para as pedras nos rins. Mas será esta infusão eficaz a eliminar cálculos renais?

Escreve-se nas redes sociais que o chá de quebra-pedra permite “limpar e prevenir as pedras nos rins e vesícula” e “ajudar na sua eliminação”. Em vários posts detetados pelo Viral, afirma-se que esta infusão feita a partir da planta phyllanthus niruri faz parte de um tratamento tradicional, seguido por gerações passadas para tratar aos cálculos renais, vulgarmente conhecidos como pedras nos rins. Confirma-se a eficácia deste chá?

pedras nos rins

“O chá de quebra-pedra não elimina os cálculos nos rins”, garante Pedro Bargão Santos, médico urologista no hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, em declarações ao Viral. 

O especialista sublinha, contudo, que esta infusão pode ter um papel preventivo não por ter propriedades especiais, mas por ser feito com água. Assim, o consumo abundante deste ou de qualquer outro chá “ajuda na hidratação e, nesse sentido, evita a formação de pedras”. Bargão Santos lembra, porém, que “não há nenhum chá que quebre as pedras nos rins”.

O que fazer para evitar a formação de pedras nos rins?

A formação de cálculos renais está associada a uma elevada concentração de minerais e sais ácidos na urina, que cristalizam formando “uma massa dura e sólida”, explica a Associação Europeia de Urologia. Estas massas desenvolvem-se nos rins, podendo passar para a uretra ou para a bexiga. Os cálculos têm diferentes tamanhos e composições minerais: cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita (conhecidos como cálculos de infeção, visto que só se formam em urina infetada).

Nesse plano, a hidratação é uma das principais recomendações para evitar o aparecimento de cálculos: beber água, chás ou outras bebidas hidratantes diminui a concentração dos cristais e previne a formação da massa dura. 

Para evitar o (re)aparecimento de cálculos renais, a Associação Europeia de Urologia aconselha beber entre 2,5 e três litros por dia, preferindo bebidas com pH neutro (especialmente água) e que a sua ingestão seja uniforme ao longo do dia. Além disso, recomenda que se esteja atento à quantidade e à cor da urina (que deve ser amarela-clara).

PUB

Por isso, o especialista em medicina geral e familiar e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Paulo Santos, concorda que “se aumentarmos a quantidade de líquidos que o utente bebe, a urina dilui e há uma cristalização menor”.

Como se tratam as pedras nos rins?

Em primeiro lugar, importa sublinhar que a hidratação poderá ajudar a expulsar areias e cálculos de menor diâmetro do sistema renal. Bargão Santos explica que “90% dos cálculos com até sete milímetros” são expelidos sem intervenção cirúrgica, recorrendo apenas a “medicação analgésica”. 

No entanto, em alguns casos, “tem de partir os cálculos com fibra laser para que fiquem em fragmentos muitos pequenos”, acrescenta.

Apesar de o consumo adequado de água ser fundamental para evitar estes cálculos, Paulo Santos alerta que quando pedras de maior dimensão já estão formadas, a hidratação pode ser um problema: “Se a pedra estiver a obstruir os canais, temos de ter cuidado com a quantidade de água que damos ao doente porque o rim pode entrar em falência obstrutiva e não conseguir eliminar a urina que está a produzir.”

Assim sendo, quando surgem sintomas de pedras nos rins, a atitude certa não é tomar chás, mas sim consultar um médico urologista, “até a própria água pode ter um efeito perverso e prejudicar mais do que ajudar”, aconselha o médico. 

Quais os sintomas de pedras nos rins?

Os principais sintomas são cólica renal intensa, que pode ser acompanhada por náuseas, vómitos, sangue na urina, dor ao urinar e febre. Ainda assim, existem cálculos – normalmente de pequena dimensão – que não provocam quaisquer sintomas.

O aparecimento de cálculos nos rins é uma condição comum. Estima-se que “uma em cada 10 pessoas irá formar um cálculo ao longo da vida”. As pessoas entre os 30 e os 50 anos têm maior probabilidade de ter de lidar com o aparecimento dos cálculos renais. Além disso, depois do primeiro cálculo, é frequente que o paciente venha a formar novas pedras nos rins ao longo da vida.

PUB

Em suma, o chá de quebra-pedra não é um tratamento para os cálculos renais. No entanto, à semelhança de outros chás, por ser feito com água, melhora o estado de hidratação da pessoa, diminui a concentração de minerais na urina e, deste modo, pode ajudar a evitar o aparecimento de pedras nos rins.

Categorias:

Urologia

30 Set 2022 - 09:41

Partilhar:

PUB