PUB

Fact-Checks

Chá de canela “mata” a vontade de comer doces?

15 Abr 2023 - 08:00
falso

Chá de canela “mata” a vontade de comer doces?

Alega-se nas redes sociais que beber uma chávena de chá de canela ajuda a “matar” a “vontade incontrolável de comer doces”. 

Segundo uma das várias publicações sobre o assunto partilhadas no Facebook, esta bebida, supostamente, “pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode contribuir para a redução de ânsias por alimentos açucarados”. Mas será mesmo assim?

Chá de canela ajuda a “matar” a vontade de comer doces?

chá de canela

Na verdade, existe muito pouca evidência científica que suporte a ingestão de chá de canela como forma de controlar a vontade “incontrolável” de comer doces. 

Margarida Beja, nutricionista no Reino Unido (equivalente a registered dietitian), explica ao Viral que “a canela está associada à redução da glicemia, mas, especificamente para o chá, existem poucos estudos para responder com firmeza” à questão.

Também João Pedro Lima, nutricionista e professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, classifica esta alegação como um “mito”. 

O especialista coloca a hipótese de estas publicações partilhadas nas redes terem por base o possível impacto da canela “no índice glicémico”, mas ressalva que, mesmo para essa questão, “não existe evidência de relevo”.

“Existem algumas experiências em que se analisa a ingestão de uma quantidade padrão de hidratos de carbono consumidos com e sem adição de canela. O impacto que o consumo desses hidratos de carbono com a canela tem no índice glicémico é mais baixo”, explica o nutricionista.

Segundo Margarida Beja, “existe evidência de que o consumo de canela pode ter efeitos positivos no controlo da glicemia”. No entanto, assinala, “não se tem certezas quanto à quantidade, concentração e duração da toma para que faça efeito, já que os estudos são muito heterogéneos”. 

Margarida Beja aponta que a referida “vontade incontrolável de comer doces pode ter várias causas”. Por isso, defende que a abordagem a assumir para resolver esta questão “deve centrar-se nisso e não num produto em específico”. 

PUB

No mesmo plano, sublinha ainda que, “se existe uma vontade, é importante que seja satisfeita”, dado que a “restrição só potencia o consumo exagerado”.

Por outro lado, Beja vinca que “esta questão deve ser vista em consulta de nutrição e, eventualmente, em psicoterapia para que sejam analisadas as causas do problema antes de se pensar nas soluções para o mesmo”.

“Não existem receitas milagrosas. Quando tem origem em causas emocionais, as mesmas devem ser pensadas e, nestes casos, a verdade é que nada substitui o que a pessoa quer comer naquela altura”, sustenta.

Apesar de não haver evidência robusta sobre os benefícios do chá de canela no emagrecimento, esta bebida também não terá grandes riscos associados

PUB

“Se a pessoa gostar de canela, pode incluir (em chá ou não) [na alimentação], mas não é um produto milagroso nem substitui de todo a terapêutica usada no controlo da glicemia”, conclui.

falso

Categorias:

Alimentação

15 Abr 2023 - 08:00

Partilhar:

PUB