PUB

Fact-Checks

Chá de canela, limão e orégãos mata fungos no intestino e desinflama o corpo?

18 Mar 2025 - 09:51
falso

Chá de canela, limão e orégãos mata fungos no intestino e desinflama o corpo?

Num vídeo publicado no TikTok apresenta-se a receita de um chá que, supostamente, “mata fungos no intestino e desinflama” o corpo. A receita passa por colocar canela, limão e orégãos em água a ferver.

A autora do vídeo alega que esta receita de chá contribui “para um bom fortalecimento digestivo e imunológico”, ajuda a “diminuir gases, inchaço e inflamação no intestino” e a “eliminar até os parasitas intestinais”. Mas há evidência científica que confirme os alegados efeitos desta bebida?

Chá de canela, limão e orégãos elimina fungos no intestino?

Alguns tipos de chá podem ter efeitos positivos na saúde humana, contudo, não existem evidências científicas de que o chá de canela, limão e orégãos, em particular, elimine fungos e parasitas do intestino.

PUB

Leopoldo Matos, especialista em gastrenterologia no Hospital Lusíadas de Lisboa, explica ao Viral que “não existem artigos científicos em que se compare este tipo de chá com outras terapêuticas (farmacológicas ou não) para se poder afirmar que existem benefícios”.

Mesmo havendo chás que possam ajudar a “diminuir a vitalidade de alguns tipos de fungos, isso não significa que sejam um tratamento eficaz” para eliminar os fungos patogénicos ou curar as infeções por fungos, acrescenta o especialista.

“Estes chás não são terapêuticos porque não trazem um benefício considerável para o paciente, como acontece com os medicamentos”, remata.

Também a nutricionista Helena Trigueiro afirma que “não há evidências científicas” de que beber chá de canela, limão e orégãos ajude “a eliminar de fungos intestinais ou a ‘desinflamar’ o organismo”.

“A ingestão do chá referido não confere nenhuma garantia de melhoria, nem do sistema digestivo, nem do imunológico”, sublinha.

Os dois profissionais de saúde explicam ainda que a existência de fungos no intestino não é, por si só, prejudicial à saúde. Leopoldo Matos esclarece que estes microrganismos têm uma função importante quando “em equilíbrio com os outros componentes da microbiota intestinal”.

O gastroenterologista lembra que “a microbiota intestinal é composta por milhares de microrganismos de variadas espécies”, acrescentando que “há ainda muita investigação e muita especulação” sobre este tema.

Também Helena Trigueiro refere que os fungos “fazem parte da microbiota intestinal”. 

“Em geral, a presença de fungos no intestino não é prejudicial, a menos que haja um desequilíbrio/proliferação anormal na microbiota”, acrescenta a nutricionista.

PUB

Beber chá de canela, limão e orégãos trata situações de parasitose intestinal?

O chá de canela, limão e orégãos também não é um tratamento para parasitose intestinal. Não existem evidências científicas de que este chá tenha eficácia terapêutica, adiantam os dois profissionais de saúde contactados pelo Viral.

“Para um tratamento eficaz de parasitoses intestinais deve-se tomar antiparasitários”, esclarece Leopoldo Matos, sublinhando que os fármacos são usados “há muitas décadas” e têm eficácia comprovada.

As parasitoses podem ocorrer através da “ingestão de alimentos contaminados”, esclarece Helena Trigueiro. Para prevenir uma situação de parasitose, “é essencial controlar a qualidade da água, do solo e dos alimentos”, “manter boas práticas de higiene e preparar adequadamente os alimentos” antes de os consumir.

Mesmo sem efeitos comprovados no tratamento de infeções fúngicas ou parasitoses, beber chá poderá contribuir para um “eventual aumento da ingestão hídrica”, um efeito que poderá ser alcançado também com outras tisanas ou infusões.

Também a canela – um dos ingredientes presentes nesta receita – poderá ter efeitos positivos no sistema digestivo. Um artigo, publicado em 2021, relata que os extratos de canela têm “propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas” e que o uso da canela como uma especiaria tem um “impacto positivo na saúde humana”.

Estudos científicos analisaram os potenciais benefícios das infusões de folhas de Camellia sinensis, como o chá-verde, o chá-preto e o chá oolong. Um artigo, publicado em 2015, avança que estas infusões têm “propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, anticarcinogénicas, anti-hipertensoras, neuroprotetoras, redutoras do colesterol e termogénicas significativas”.

PUB

Os investigadores consideram que, apesar de existir “controvérsia sobre benefícios e riscos do consumo de chá”, os efeitos positivos “compensam os poucos efeitos tóxicos relatados”.

Em suma, o chá de canela, limão e orégãos não tem efeitos comprovados na eliminação de fungos e parasitas no intestino, nem na alegada desinflamação do organismo. Este chá poderá ser interessante para aumentar a ingestão hídrica, caso goste do sabor.

falso
18 Mar 2025 - 09:51

Partilhar:

PUB