PUB

Fact-Checks

Ter uma cebola cortada no quarto ajuda a tratar a tosse?

Dizem os mais antigos (e várias publicações online) que colocar uma cebola cortada no quarto ajuda a tratar a tosse. Mas será esta prática eficaz? E tem fundamento científico?

20 Jan 2023 - 10:05
falso

Ter uma cebola cortada no quarto ajuda a tratar a tosse?

Dizem os mais antigos (e várias publicações online) que colocar uma cebola cortada no quarto ajuda a tratar a tosse. Mas será esta prática eficaz? E tem fundamento científico?

Colocar uma cebola cortada no quarto para ajudar a tratar a tosse é uma mezinha seguida por muitos durante o inverno, época em que as constipações, as gripes e as infeções respiratórias ganham protagonismo. Esta ideia é uma crença popular antiga, mas ainda hoje é partilhada online.

A título de exemplo, num texto sobre os alegados benefícios da cebola no alívio da tosse, aconselha-se o leitor a cortar uma cebola ao meio, colocar as duas metades num prato e levá-las para a mesinha de cabeceira. 

Segundo os autores deste texto, a receita permite que os “aromas” da cebola se libertem e reduzam a tosse durante a noite. “Quando estas substâncias entram em contacto com o ar, conseguem reduzir a frequência da tosse e fluidificar o muco”, escrevem.

A alegação de que a cebola ajuda a tratar a tosse é justificada pela existência de “polifenóis” no alimento, o que, supostamente, “permite descongestionar o nariz e é um mucolítico natural”. No texto é referido que “existe uma evidente explicação científica” ligada à composição deste alimento. Mas será esta alegação factual do ponto de vista científico?

PUB

É verdade que ter uma cebola cortada no quarto ajuda a aliviar a tosse?

Em declarações ao Viral, dois especialistas em pneumologia garantem não existir evidência científica que prove que colocar uma cebola cortada no quarto ajuda a tratar a tosse. Tiago Alfaro, pneumologista e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, refere que, apesar de o assunto já ter sido “discutido com alguma frequência em artigos”, nenhum dos estudos “demonstra evidência científica” sobre os benefícios.

No mesmo sentido, Filipe Froes, pneumologista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, afirma que esta crença é apenas “um mito”, resultante da confusão entre os procedimentos caseiros utilizados e a resolução dos sintomas. 

O especialista esclarece que a tosse aguda “dura poucos dias”, sendo muitas vezes “um sintoma autolimitado”, ou seja, que tem um decurso específico e limitado e que pode terminar sem que seja necessário qualquer tratamento.

Quer isso dizer que a tosse iria passar independentemente de ter colocado a cebola cortada ou não. “É um mito dizer que a cebola resulta no tratamento da tosse. É uma confusão entre sintomas autolimitados e a suposta intervenção de procedimentos caseiros”, sublinha o pneumologista. 

Apesar de a cebola não ter efeitos comprovados no tratamento da tosse – seja a colocar na mesa de cabeceira, ou em chá – Tiago Alfaro acrescenta que existem, de facto, remédios caseiros que podem ajudar a aliviar temporariamente este sintoma. “O sabor doce, o mel e o mentol estão associados ao tratamento da tosse e reduzem-na ligeiramente”, explica.

O especialista lembra ainda que a tosse “é um mecanismo de defesa que ajuda o sistema respiratório a libertar-se de poeiras e secreções”. No entanto, quando a tosse surge acompanhada de sintomas como falta de ar, dor no peito e febre persistente, deve-se procurar aconselhamento médico.

Inalar componentes da cebola pode ter riscos?

PUB

Questionado sobre os potenciais riscos desta receita caseira, Tiago Alfaro sublinha não existirem “riscos praticamente nenhuns, a não ser o mau cheiro”. A exceção a esta regra são as pessoas alérgicas à cebola que “não devem estar em contacto com o alimento”, explica o pneumologista.

PUB

Também Filipe Froes adianta “nunca” ter assistido a um “quadro inflamatório resultante da inalação de [componentes da] cebola”, acrescentando que “para haver um quadro grave teria de haver uma inalação massiva”.

Ainda assim, ressalva Tiago Alfaro, no caso dos pacientes asmáticos, cheiros fortes como o da cebola podem agravar os sintomas. “As pessoas asmáticas são muito sensíveis a cheiros fortes”, lembra Tiago Alfaro, ressalvando, contudo, que os odores fortes “não são uma causa muito frequente” para crises asmáticas.

falso

Etiquetas:

Cebola | Tosse

20 Jan 2023 - 10:05

Partilhar:

PUB