PUB

Fact-Checks

“Canábis cura o cancro.” Mito ou verdade?

A teoria de que a canábis cura o cancro é partilhada nas redes sociais há vários anos. Geralmente, estas publicações contêm relatos de pessoas que dizem ter-se livrado da doença graças a esta planta. Mito ou verdade?

3 Out 2022 - 02:48

“Canábis cura o cancro.” Mito ou verdade?

A teoria de que a canábis cura o cancro é partilhada nas redes sociais há vários anos. Geralmente, estas publicações contêm relatos de pessoas que dizem ter-se livrado da doença graças a esta planta. Mito ou verdade?

É fácil encontrar nas redes sociais relatos de pacientes que, supostamente, ultrapassaram um cancro através de medicamentos feitos a partir de substâncias derivadas da canábis. Mas  existe evidência científica que comprove que a canábis cura o cancro?

Não. Quem o garante ao Viral é o médico da Unidade de Dor e de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Artur Aguiar.

O especialista começa por explicar que “há duas componentes no tratamento do cancro. Em primeiro lugar, existem procedimentos para impedir o crescimento dos tumores e “induzir a sua morte”, como, por exemplo, “a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia e a imunoterapia”.

Por outro lado, existe uma componente do tratamento focada no “alívio dos sintomas”, tais como “as náuseas e os vómitos induzidos pelos tratamentos e pelos próprios tumores, a dor oncológica, a falta de apetite, o emagrecimento e falta de energia”.

Afinal, a canábis cura o cancro?

Nesta “perspetiva mais paliativa e de suporte”, já existe, segundo o oncologista, bastante evidência científica que comprova que algumas das substâncias derivadas da planta canábis têm um efeito positivo no controlo destes sintomas”. 

E, apesar de, nas palavras do médico, “ainda ser necessária mais evidência, esta já é relevante ao ponto de sociedades científicas internacionais recomendarem a canábis e preverem a sua utilização como forma de atuar sobre o tratamento destes sintomas”.

No entanto, a canábis é, “muitas vezes, promovida como um tratamento que resulta para curar esses tumores, para tratar o cancro, mas isso a ciência ainda não corrobora”.

É verdade que a nível pré-clínico, através de estudos com animais e com cultura celular tumoral em laboratório, “há vários grupos de investigação no mundo que têm testado os efeitos dos derivados da planta canábis como o THC ou o CBD no combate às células tumorais”. 

PUB

No entanto, segundo o especialista do IPO do Porto, estes estudos têm mostrado resultados díspares: “há culturas celulares e situações em que até temos um resultado positivo e há outras que até temos um resultado contrário, muitas vezes negativo”. 

Além disso, estes resultados – que se verificam em animais e culturas celulares – muitas vezes não são observados na população humana.

Existem, sim, grupos de investigadores a testarem o efeito de substâncias derivadas da canábis para perceber se a sua administração tem algum benefício nos tumores. 

PUB

Ainda assim, sublinha o especialista, “são estudos muito iniciais”. Por isso, “neste momento, a ciência ainda não pode recomendar a canábis para o tratamento ou para a tentativa de cura do cancro”.

Categorias:

cancro

Etiquetas:

Canábis | Cancro | Oncologia

3 Out 2022 - 02:48

Partilhar:

PUB