PUB

Fact-Checks

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio diariamente pode danificar o esmalte?

26 Jan 2023 - 10:12
verdade

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio diariamente pode danificar o esmalte?

Divulgado nas redes sociais como um ótimo aliado na cozinha, nas limpezas da casa ou na higiene, o bicarbonato de sódio é um composto químico que pode ser classificado como um tipo de sal. Uma rápida pesquisa no online resulta numa série de publicações em que se defende que escovar os dentes com bicarbonato de sódio diariamente torna-os mais brancos.

Em alguns casos, aconselha-se, inclusive, a fazer uma mistura de bicarbonato de sódio puro e de um agente ácido, como o limão, para potenciar esta suposta ação branqueadora. Mas será esta receita caseira segura? Quais os riscos?

Faz mal escovar os dentes com bicarbonato de sódio diariamente?

bicarbonato de sódio dentes

Em declarações ao Viral, Lorena Mariano, dentista na clínica Pró-Riso a terminar o doutoramento na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), explica que o bicarbonato “é uma substância altamente abrasiva” que “corrói o esmalte dentário, o que faz parecer que os dentes estão mais brancos”.

De acordo com a dentista, o bicarbonato de sódio “atua diretamente na remoção das manchas extrínsecas, ou seja, causadas pela alimentação, bebidas, comidas, tabaco”, dando uma aparência mais clara aos dentes.

No entanto, sublinha a especialista, “se o bicarbonato de sódio for usado de forma regular, pode ocorrer o desgaste do esmalte dentário e uma sensibilidade dentária irreversível”. 

“Vejo muito esta situação em pacientes que atendo no consultório”, acrescenta.

E as pastas de dentes com bicarbonato de sódio são seguras?

bicarbonato de sódio dentes

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes presentes em pastas de dentes ou elixires bucais que prometem potenciar o branqueamento dentário ao fim de algumas utilizações. 

Será que nestes casos é mais seguro? Lorena Mariano adianta que a diferença está na concentração da substância. “Há pastas que não são à base de bicarbonato mas têm um pouco de bicarbonato na sua composição. A quantidade presente vai definir se o produto é seguro ou não”, afirma. 

PUB

Outro exemplo do uso de bicarbonato de sódio dado pela profissional é o uso de jatos branqueadores em consultório para finalizar uma limpeza dentária. Neste caso, é a frequência destas limpezas que garante a segurança. 

“O normal é fazer-se uma limpeza de seis em seis meses ou até uma vez por ano. As receitas caseiras são, muitas vezes, usadas todos os dias. Por isso, é bem diferente”, aponta Mariano.  

O que distingue a escovagem com bicarbonato de sódio de um branqueamento profissional?

bicarbonato de sódio dentes

Por fim, a dentista explica que, no que diz respeito ao branqueamento profissional, o “gel de branqueamento, seja no consultório ou em casa, é o peróxido de carbamida ou de hidrogénio”.

Estes dois compostos químicos “têm comprovação científica de mecanismo de ação eficaz e segura”, porque “conseguem entrar realmente na camada mais externa dos dentes fazendo o branqueamento” em vez de provocarem “um desgaste do esmalte”, ao contrário do que acontece com o bicarbonato de sódio.

PUB
verdade

Categorias:

Saúde Oral

26 Jan 2023 - 10:12

Partilhar:

PUB