PUB

Fact-Checks

Beber cerveja causa aumento dos seios nos homens?

5 Jun 2023 - 04:41
impreciso

Beber cerveja causa aumento dos seios nos homens?

A teoria de que a cerveja aumenta o volume dos seios dos homens tem sido partilhada nas redes sociais. Em causa está a tese de que a presença de um estrogénio vegetal no lúpulo da bebida faz aumentar o tecido mamário nos homens.

Num vídeo partilhado no YouTube, por exemplo, defende-se que, quando alguém bebe cerveja, “está a encher o seu corpo com o fitoestrogénio mais potente alguma vez descoberto”. Mas estas alegações têm fundamento? A cerveja pode fazer crescer os seios dos homens?

É verdade que beber cerveja causa aumento dos seios dos homens?

A alegação “beber cerveja causa aumento dos seios dos homens” tem uma série de imprecisões.

Davide Carvalho, coordenador do departamento de Endocrinologia do Hospital São João e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), começa por explicar que na cerveja “encontra-se a 8-prenilnaringenina, que é um fitoestrogénio (estrogénio vegetal) potente”, e “outros polifenóis com ação semelhante aos estrogénios”.

Além disso, “o consumo de cerveja pode modificar a atividade de certas enzimas e alterar os níveis circulantes de progesterona”.

No entanto, sublinha o médico, “o aumento do volume mamário no homem é mais devido ao aumento de peso resultante do excesso de calorias do que à ação específica dos estrogénios”.

“A cerveja tem em média 4% a 6% de álcool mas pode atingir 40%. Uma cerveja de 4% de graduação tem quatro gramas de álcool por cada 100ml. Cada grama de álcool fornece sete quilocalorias”, contextualiza.

Posto isto, continua, “o consumo excessivo de cerveja pode causar cirrose do fígado que se associa a hipogonadismo que causa aumento do volume mamário”.  Neste caso, “os fitoestrogénios podem facilitar o aumento do volume mamário dos homens”.

PUB

Também a endocrinologista Joana Menezes Nunes aponta não haver evidência “que demonstre que os componentes da cerveja por si só possam induzir ginecomastia [aumento do tecido mamário nos homens]”.

Segundo a médica, “a causa do desenvolvimento de ginecomastia nos consumidores de cerveja” reside “especificamente no consumo elevado de álcool e/ou no aumento da massa adiposa (gorda) pela ingestão de calorias em excesso”.

A especialista Joana Menezes Nunes refere que “não foi determinada uma relação causal direta” entre os fitoestrogénios e o aumento de tecido mamário nos homens, assim como “ainda não foi determinada nenhuma dosagem que determine o desenvolvimento desta condição”

Joana Menezes Nunes lembra ainda que os fitoestrogénios também estão “presentes em alimentos como frutas, vegetais, soja ou grãos”.

Em suma, apesar de o consumo excessivo de cerveja estar associado a problemas de saúde que podem ter como consequência o aumento dos seios dos homens, não há provas suficientes para considerar que esta bebida por si só tenha estes efeitos diretos.

Davide Carvalho adianta ainda que “têm sido reveladas preocupações de que os fitoestrogénios, nomeadamente isoflavonas, pudessem feminizar os homens” e que “foram publicados vários estudos e relatos de casos descrevendo os efeitos feminizantes, incluindo a redução dos níveis de testosterona e o aumento dos níveis de estrogénios em homens”. No entanto, destaca, “outras investigações mais aprofundadas que não comprovam este efeito”. 

O que é a ginecomastia?

“A ginecomastia (existência de tecido mamário, vulgo mama, no homem) deve-se, geralmente, a alterações hormonais do balanço entre a testosterona (hormona masculina) e o estradiol (hormona feminina) – ou seja, se houver hormona feminina em excesso no homem”, começa por clarificar Joana Menezes Nunes. 

PUB

Esta condição pode afetar “as duas mamas ou apenas uma” e “é necessário diferenciá-la da pseudoginecomastia”, em que há apenas uma “deposição excessiva de gordura”.

Como explica a endocrinologista, “a ginecomastia pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é sobretudo mais proeminente no recém-nascido (devido aos estrogénios da mãe)”, “na puberdade” e “acima dos 50 anos de idade”.

A especialista refere ainda que esta condição “pode ser observada no caso de consumo de esteróides anabolizantes, estupefacientes/drogas recreativas e ingestão excessiva de álcool”.

Noutro plano, algumas patologias poderão ser responsáveis pelo desenvolvimento de ginecomastia, como obesidade, tumores da supra-renal e testiculares, insuficiência renal ou hepática, alterações da tiroide, síndrome de Klinefelter ou até trauma”. 

Além disso, muitos medicamentos poderão contribuir para o seu aparecimento. Regra geral, informa a médica, “é uma condição benigna”. Contudo, “embora em pequena percentagem, pode estar associada a malignidade (cancro)”.

Quais as outras consequências do consumo excessivo de cerveja?

De acordo com um texto recente publicado no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), o “consumo ligeiro e moderado de álcool” corresponde a “menos de 1,5 litros de vinho, ou menos de 3,5 litros de cerveja, ou menos de 450 mililitros de bebidas espirituosas, por semana”.

No entanto, a OMS considera que “nenhum nível de consumo de álcool é seguro para a saúde”, já que, “para identificar um nível seguro de consumo de álcool, seria necessário provas científicas válidas demonstrarem que, a um determinado nível e abaixo dele, não existe qualquer risco de doença ou lesão associado”.

Por outro lado, existe um consenso científico em torno do facto de o consumo excessivo de álcool ter consequências graves para a saúde. Davide Carvalho explica que “o consumo em excesso de cerveja, devido ao elevado valor calórico, pode causar obesidade”.

PUB

Também “devido ao efeito tóxico do álcool, pode causar lesões no fígado, como cirrose hepática e cancro do fígado”.

Para mais, consumir muito álcool pode causar “dependência (alcoolismo crónico), demência e alterações cognitivas”, conclui.

impreciso

Categorias:

Endocrinologia

5 Jun 2023 - 04:41

Partilhar:

PUB