PUB

Fact-Checks

Beber café provoca ansiedade?

Quando já se vai no sexto café do dia, há quem sinta uma ligeira inquietação, um acelerar do bater do coração ou uma maior agitação. É verdade que beber café provoca ansiedade?

28 Set 2022 - 09:41

Beber café provoca ansiedade?

Quando já se vai no sexto café do dia, há quem sinta uma ligeira inquietação, um acelerar do bater do coração ou uma maior agitação. É verdade que beber café provoca ansiedade?

Já se sentiu mais agitado após beber alguns cafés? Não é o único. E por várias pessoas relatarem um sentimento de inquietação depois de várias “bicas”, há quem acredite que o café provoca ansiedade. Mas o que diz a ciência?

O psiquiatra Gustavo França começa por explicar ao Viral que, ao contrário do que se pensa, “regra geral, em termos de saúde pública, o café não provoca ansiedade na maioria das pessoas”. O médico sublinha, inclusive, que beber café é, geralmente, “uma experiência positiva”, lembrando que a a evidência atual mostra que tomar café na dose certa “pode trazer imensos benefícios à saúde”.

Com uma perspetiva semelhante, o nutricionista e professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Nuno Borges, defende que, “apesar de o café não ter propriamente benefícios nutricionais”, o seu consumo tem efeitos sobre a saúde geralmente positivos.

Segundo o especialista, esta bebida pode promover “a redução ligeira do risco de alguns tipos de cancro (mama, colo-retal, próstata, endométrio), do risco de doença cardiovascular, de diabetes tipo 2 e de doença de Parkinson”.

No mesmo sentido, França aponta para outras vantagens como “alterações psicomotoras de maior alerta, maior concentração e maior capacidade de raciocínio”. Além disso, o café “pode também provocar uma certa sensação de melhoria de humor”.

Ainda assim, há que ter atenção às quantidades. A Autoridade para a Segurança Alimentar Europeia (EFSA), refere uma dose segura de cafeína para um adulto saudável de 400 mg/kg de peso por dia, o que equivale a entre três e quatro cafés por dia.Por outro lado, as grávidas não devem exceder os 200 mg e as crianças têm um limite de 3 mg diários. 

PUB

Borges esclarece que estes limites devem ser respeitados, uma vez que o consumo excessivo de café pode “simular os efeitos da ansiedade, ainda que não seja uma causa direta desta”.

Uma pessoa que tenha uma perturbação de ansiedade pode beber café?

Tal como o psiquiatra João Palha explicou recentemente ao Viral, sentimento de ansiedade e perturbação de ansiedade não são a mesma coisa. “A ansiedade que nos leva a agir na nossa vida é um sentimento normal” e só se transforma numa doença se o mesmo começar a ser demasiado intenso e “nos bloquear”.

PUB

Nesse plano, o psiquiatra Gustavo França considera que as “pessoas que têm perturbações de ansiedade” poderão ser “mais vulneráveis” aos efeitos do café”, dado que a bebida pode, em alguns casos, “ter o potencial de agravar os sintomas de ansiedade”. Se tal se verificar, o consumo de café deve ser moderado.

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Ansiedade | Café | Saúde Mental

28 Set 2022 - 09:41

Partilhar:

PUB