PUB

Fact-Checks

Batido de aveia, maçã e cenoura reduz a barriga “enquanto se dorme”?

Num vídeo partilhado no Instagram, alega-se que um batido de aveia, maçã verde e cenoura faz baixar “a barriga enquanto se dorme”. O autor do vídeo afirma que esta “receita caseira” faz “reduzir muito o peso”. Será verdade?

13 Mar 2023 - 10:13
falso

Batido de aveia, maçã e cenoura reduz a barriga “enquanto se dorme”?

Num vídeo partilhado no Instagram, alega-se que um batido de aveia, maçã verde e cenoura faz baixar “a barriga enquanto se dorme”. O autor do vídeo afirma que esta “receita caseira” faz “reduzir muito o peso”. Será verdade?

Nos primeiros segundos do vídeo é apresentado o objetivo: “Baixa a barriga enquanto dormes”. A “receita caseira” segue logo depois: aveia, maçã verde e cenoura misturadas em batido com leite de amêndoa. Segundo as indicações seguintes, este batido deve ser bebido 30 minutos antes de dormir.

O autor do vídeo refere ainda que só se pode beber “um copo” desta receita, alegando que “ajuda a reduzir muito o peso. Alega-se ainda que a mistura dos ingredientes “ajuda a eliminar toxinas, gorduras e dejetos do corpo”. Mas será mesmo assim?

É verdade que o batido de aveia, maçã e cenoura reduz a barriga?

batido de aveia, maçã e cenoura

Em declarações ao Viral, Margarida Beja, nutricionista no Reino Unido (equivalente a registered dietitian), adianta que a receita apresentada no vídeo “não tem efeito nenhum” na perda de peso.

Margarida Beja sublinha também que a narrativa apresentada – de que o batido vai desintoxicar o organismo – “é falsa”.

Nenhum batido ou sumo tem a capacidade de desempenhar o papel que só o fígado e os rins têm, ou seja, de desintoxicar”, sustenta.

Também Inês Mazagão, nutricionista na Nordic Clinic Porto, explica que “não há nenhuma evidência científica de que a mistura destes alimentos faça, miraculosamente, perder peso durante a noite”.

A nutricionista esclarece que “é normal acordarmos com a barriga mais lisa de manhã, pela ausência e privação de alimentos e líquidos durante o jejum noturno”. 

Contrariamente, “ao final do dia, fruto dos alimentos e líquidos ingeridos, é comum sentirmos a barriga mais distendida“. 

Não faz sentido seguir esta prática como estratégia de perda de peso”, acrescenta Inês Mazagão, ressalvando que os ingredientes utilizados “são bons alimentos”, mas a mistura “não tem impacto direto na redução do peso”.

PUB

Beber batido não acarretará riscos para a saúde, a menos que exista uma alergia alimentar a algum dos ingredientes indicados na receita. Pelo contrário, pode até ser uma forma interessante de “consumir fruta e vegetais e de contribuir para a hidratação diária”, sublinha Margarida Beja.

Beber um batido antes de dormir: sim ou não?

batido de aveia, maçã e cenoura

No vídeo é dito que o batido deve ser bebido 30 minutos antes de ir para a cama, de forma a atuar enquanto a pessoa está a dormir. No entanto, ingerir muita comida antes de deitar pode não ser bom para o sistema gastrointestinal.

A nutricionista Inês Mazagão alerta que a ingestão de um batido com um volume semelhante àquele que é apresentado neste vídeo antes de dormir pode “comprometer a digestão durante a noite” e em algumas pessoas “provocar desconforto abdominal, refluxo e azia”.

A ingestão de líquidos perto da hora de repouso “pode também acarretar uma fragmentação do sono”, uma vez que a pessoa pode ter de acordar a meio da noite para esvaziar a bexiga.

“Uma boa noite de sono está associada a melhores escolhas alimentares no dia seguinte”, lembra a nutricionista, acrescentando que a fragmentação do sono pode levar a “alterações ao nível metabólico e endócrino”.

No mesmo sentido, Margarida Beja avança que, à luz do conhecimento científico, “não existe qualquer benefício” em beber este batido antes de dormir. Por outro, comer muito antes de ir para a cama pode ser desaconselhado para pessoas que “sofrem de refluxo e têm digestões difíceis”.

Se sentir fome perto da hora de dormir, pode fazer uma pequena refeição, como, por exemplo, um iogurte ou frutos oleaginosos. 

Além disso, Inês Mazagão lembra que “não há receitas miraculosas” para obter a referida barriga lisa, enquanto Margarida Beja considera “fútil” que seja imposto o objetivo de ter um abdómen tonificado.

PUB

A diversidade corporal é algo que aplaudo e normalizo, pelo que a ideia de que uma barriga lisa é um ideal a atingir não me faz sentido e não fomento estratégias para tal”, remata.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

13 Mar 2023 - 10:13

Partilhar:

PUB