Efeitos
Bananas previnem cãibras? Não é exatamente assim
As cãibras são muito dolorosas e qualquer atleta quer passar bem longe delas. Será que o truque para prevenir este espasmo muscular está numa fruta bem doce?
Não é invulgar durante as competições desportivas vermos os atletas aproveitarem os intervalos para comer uma banana e muitos praticantes de corrida declaram que ingerem uma peça dessa fruta antes de iniciar o exercício. A razão: supostamente a banana ajuda a prevenir as cãibras.
Mas será assim?
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a origem destes espasmos musculares – que podem ser bastante dolorosos e podem ocorrer tanto em atividade, como em repouso – ainda não está totalmente identificada. Existem teorias que apontam para a desidratação, outras para a fadiga muscular e ainda as que identificam o desequilíbrio eletrolítico como causador das cãibras.
É nesta última hipótese que entra esta fruta. Sabe-se que a banana é um dos frutos ricos em potássio, um dos principais eletrólitos que ajuda os músculos a trabalhar e que consegue aumentar os níveis de hidratação corporal.
Porém, associar o consumo de bananas à prevenção dos espasmos musculares carece de evidência científica.
A ciência diz que o efeito das bananas na prevenção das cãibras associadas à prática desportiva ainda é desconhecido, mas os estudos dizem que o aumento de potássio verificado depois da ingestão da uma ou duas peças desta fruta foi marginal e não aconteceu com rapidez suficiente para tratar episódios agudos.
Para prevenir o aparecimento destas contrações dolorosas dos músculos, os conselhos passam por manter uma correta hidratação do corpo ao longo do dia, uma alimentação equilibrada, realizar um bom aquecimento antes da atividade desportiva e apostar em atividades como o yoga e o pilates para o reforço muscular.Apesar de ser uma fruta rica em potássio, não está comprovado que o consumo de bananas ajude a prevenir as cãibras.
Etiquetas: