PUB

Fact-Checks

Quem tem ansiedade deve evitar comer tomate, beringela, batata e pimento?

Num vídeo que circula nas redes sociais garante-se que certos alimentos não devem ser consumidos por pessoas que vivem com ansiedade. É verdade que o tomate, a beringela, a batata e o pimento são prejudiciais para a saúde mental?

25 Set 2022 - 10:47

Quem tem ansiedade deve evitar comer tomate, beringela, batata e pimento?

Num vídeo que circula nas redes sociais garante-se que certos alimentos não devem ser consumidos por pessoas que vivem com ansiedade. É verdade que o tomate, a beringela, a batata e o pimento são prejudiciais para a saúde mental?

“Se sofre com ansiedade ou pânico, é melhor evitar tomate, beringela, batata e pimento”, alega-se num vídeo partilhado no Instagram. Segundo o autor da publicação, estes alimentos também devem ser evitados por pessoas com sintomas como cansaço, queda de cabelo, frio ou insónias.

ansiedade tomate beringela pimento batata

É verdade que estes alimentos provocam ansiedade?

As respostas dos especialistas contactados pelo Viral não deixam margem para dúvidas: do ponto de vista científico, não existe nenhuma relação entre o consumo destes alimentos e a ansiedade. O psiquiatra João Palha sublinha que estes alimentos só teriam relação com a ansiedade caso existisse  “um problema gastrointestinal” que indiretamente causasse um estado ansioso.

No mesmo plano, a nutricionista Catarina Custódio assegura, aliás, que o tomate, a beringela, a batata e o pimento “são alimentos que devem estar presentes na alimentação”, dado os “inúmeros benefícios que têm do ponto de vista nutricional”. A especialista lembra, inclusive, que estes alimentos são, muitas vezes, “consumidos numa quantidade muito inferior àquilo que seria desejável por parte da população”.

E que benefícios são estes? Por um lado, a batata, sendo um tubérculo, é uma “fonte de hidratos de carbono” que tem como principal função “ dar energia”, esclarece a nutricionista. Já os restantes alimentos, designados por hortícolas, “são muito ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos” e devem estar presentes na dieta “pela sua ação anti-inflamatória e antioxidante”.

O que pode realmente potenciar um sentimento de ansiedade?

O psiquiatra da CUF faz, em primeiro lugar, a distinção entre sentimento de ansiedade e perturbação de ansiedade. “A ansiedade que nos leva a agir na nossa vida é um sentimento normal”. Por outro lado, transforma-se numa perturbação quando “se torna demasiado intensa” e “nos impede de agir” e “nos bloqueia”, impondo “uma série de disfuncionalidades”.

O médico faz uma comparação com a tristeza e a depressão. No fundo, “são sentimentos normais de base, que pela sua intensidade e perpetuação no tempo, se tornam doenças”, explica.

PUB

Ao contrário do que se alega no vídeo partilhado, não são os alimentos que provocam ansiedade. Palha garante que “a pessoa pode ter ansiedade sem motivo nenhum”. Além disso, este sentimento pode surgir devido às “causas psicológicas clássicas”. Por exemplo, a pessoa pode sentir-se nervosa e ansiosa por “estar sempre a pensar no futuro” e, assim, criar problemas que ainda não existem.

Por fim,  a  fase de vida também tem influência na sensação de ansiedade. “Se temos de entregar vários trabalhos ao mesmo tempo”, por exemplo, e o tempo começa a apertar, “sentimo-nos cada vez mais ansiosos”. 

Para o psiquiatra, “essa ansiedade é boa para trabalharmos”, mas “a certa altura começa a ser demais e, portanto, causa-nos a tal patologia de ansiedade”.Em suma, não existe evidência científica de que o tomate, a beringela, a batata e o pimento causem ansiedade. Assim sendo, estes alimentos podem e devem ser incluídos na dieta por serem nutricionalmente ricos.

PUB

Categorias:

Alimentação

25 Set 2022 - 10:47

Partilhar:

PUB