PUB

Fact-Checks

Urologia

Aguentar a urina pode provocar infeções urinárias? Não o faça muitas vezes

27 Jan 2022 - 10:00

Urologia

Aguentar a urina pode provocar infeções urinárias? Não o faça muitas vezes

Quando a bexiga indica que está na hora, muitas vezes não se vai logo a correr. Seja por não estar perto de uma casa de banho, por estar a fazer outra coisa ou simplesmente por preguiça, pode decidir aguentar mais um pouco antes de se aliviar. Mas já deve ter ouvido dizer que pode causar infeções. Será que esta afirmação tem fundamento?

Sim, tem. As infeções urinárias são provocadas por bactérias externas ao sistema urinário entram através da uretra e se multiplicam. Ao aguentar a urina por longos períodos de tempo poderá estar a ajudar a um ambiente propício à propagação das bactérias e, por consequência, aumenta o risco de desenvolver uma infeção.

A bexiga de uma pessoa adulta tem capacidade de guardar perto de meio litro de líquidos – o equivalente a dois copos – antes de enviar o alerta para a necessidade de ir à casa de bano. Este órgão contém, no seu interior, recetores nervosos que avisam o cérebro que está na hora de esvaziar. Porém, quando recebe este sinal, não significa que a bexiga esteja completamente cheia, pelo que terá algum tempo para poder fazer as suas necessidades sem constituir um problema para a saúde.

Apesar de não existirem artigos que comprovem que aguentar a urina provoque as referidas infeções, uma das recomendações médicas para prevenir as infeções passa por evitar estar longos períodos sem urinar – principalmente em pacientes que têm historial de infeções urinárias. Também entre os conselhos do Centro norte-americano de Controlo e Prevenção da Doença (CDC, na sigla inglesa) para evitar infeções estão, entre outros, “mantenha-se hidratado e urine regularmente”.

No entanto, as infeções não aparecem por ter aguentando a vontade de ir à casa de banho uma ou outra vez. É uma situação cumulativa que se vai tornando mais grave quanto mais frequente for. Para além das infeções urinárias, a prática frequente de aguentar a urina pode causar, ao fim de alguns anos, problemas nos músculos da bexiga – responsáveis por fechar o canal da uretra – levando a retenção urinária, uma condição que impede a evacuação completa da bexiga. Em casos muito raros, poderá até fazer com que a bexiga rebente.

PUB

As bactérias e outros microrganismos entram para sistema urinário através da uretra e sobem até à bexiga e, em casos mais graves, chegam aos rins. Ao urinar frequentemente, estará a expulsar as bactérias que se alojam nestes órgãos e canais, evitando que se propaguem e causem a infeção.

Entre os sintomas da infeção urinária está a sensação de bexiga cheia e constante necessidade de urinar (mesmo não tendo urina), a sensação de ardor quando se alivia, dores na região do osso púbico e a presença de sangue na urina. A maior parte das infeções podem ser tratadas com recurso a antibióticos.

PUB

As infeções urinárias são mais frequentes nas mulheres, uma vez que o canal da uretra é mais curto nos organismos do sexo feminino.

 

Categorias:

Urologia

Etiquetas:

Infeções | Urina | Urologia

27 Jan 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB