PUB

Fact-Checks

Água magnetizada é mais benéfica para a saúde?

1 Jun 2023 - 05:17
falso

Água magnetizada é mais benéfica para a saúde?

Em várias publicações nas redes sociais e em artigos de blogues, defende-se que beber água magnetizada é melhor para a saúde do que beber outros tipos de água (por exemplo, da torneira).

Num post do Facebook, alega-se que a ingestão de água magnetizada “melhora o funcionamento do intestino”, “melhora o funcionamento do cérebro”, “ajuda a perder peso”, “limpa o organismo”, “fortalece o sistema imunológico” e “hidrata a pele e o corpo”. Mas será mesmo assim? E o que é água magnetizada?

É verdade que beber água magnetizada é mais benéfica para a saúde?

Não, não existe evidência científica robusta que demonstre que beber água magnetizada seja mais benéfico para a saúde do que beber outros tipos de água.

Em declarações ao Viral, a nutricionista, professora e investigadora na NOVA Medical School (NMS) Inês Barreiros Mota começa por explicar que “a ‘magnetização’ da água passa pela sua exposição a um campo magnético”. Isto significa “passar a água por tubos magnéticos, colocando um íman na água”.

Inês Barreiros Mota esclarece que o conceito de tratamento magnético da água sugere que expor a água a um campo magnético pode alterar a estrutura e as propriedades das moléculas de água, levando a uma melhor solubilidade, redução da formação de incrustações, aumento do crescimento das plantas e outros potenciais benefícios”.

No entanto, sublinha, “a evidência científica existente não justifica tais benefícios, nem a mudança para o seu consumo”

Inês Barreiros Mota clarifica que os benefícios descritos na publicação estão relacionados com a hidratação no geral e não com a ingestão de água magnetizada em específico. 

“De facto, a evidência existente não sugere que possa haver um benefício adicional pelo consumo deste tipo de água”, reforça.

Tal como tinha referido anteriormente ao Viral a nutricionista Inês Mazagão, beber água é fundamental e tem inúmeros benefícios. A água “ajuda na regulação da temperatura corporal (termorregulação), no transporte de nutrientes e a remover toxinas do nosso organismo que precisam de ser excretadas de alguma forma”, exemplificava à data.

PUB

Além disso, a água também tem um papel importante “na questão da digestão, da circulação, do metabolismo e da saúde da pele, dos olhos e das articulações”. 

Faz mal beber água magnetizada?

Questionada sobre se o consumo de água magnetizada tem perigos ou desvantagens, Inês Barreiros Mota informa que “o campo magnético usado para tratar a água é normalmente fraco e não altera significativamente a composição química ou as propriedades da água”.

Por isso, conclui, “os riscos associados ao consumo de água magnetizada são, de modo geral, mínimos”.

É seguro beber água da torneira em Portugal? 

Em Portugal, em específico, “o consumo da água da torneira em Portugal não constitui um risco de saúde pública”, aponta Inês Barreiros Mota. 

A professora da NMS remete para a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que “é responsável pela análise da água da torneira”, clarifica.

Segundo a nutricionista, a ERSAR garante que a água da torneira “é própria para consumo humano”, “não precisa de ser filtrada” nem de ser “sujeita a tratamento por equipamento doméstico”. 

Aliás, destaca, “no seu relatório anual, a ERSAR revela que a água nacional é de excelente qualidade, resultado que se mantém desde os últimos 5 anos”. 

“O indicador de água segura em Portugal continental situou-se nos 99%, demonstrando a excelência da qualidade da água para consumo humano”, continua.

Tal como a nutricionista Helena Trigueiro já tinha mencionado anteriormente em declarações ao Viral, além de beber água da torneira ser “seguro” e “mais barato”, também “é ambientalmente mais sustentável”.

Nesse sentido, uma publicação do Parlamento Europeu sugere que o acesso a água da torneira “de melhor qualidade” poderia reduzir o consumo de água engarrafada “em 17%”.

PUB

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

1 Jun 2023 - 05:17

Partilhar:

PUB