Água com gengibre emagrece e queima gordura?
A teoria de que beber água com gengibre emagrece e queima gordura tem sido amplamente partilhada nas redes sociais. Os autores destas publicações alegam que o “gengibre está entre os alimentos termogénicos, que aumentam a temperatura corporal e a queima de gordura”. Mas esta tese tem fundamento?
É verdade que a água com gengibre emagrece e queima gordura?
Em declarações ao Viral, os nutricionistas Catarina Custódio e Filipe Sousa adiantam não existir evidência científica que comprove que beber água com gengibre emagrece e queima gordura.
“Beber água com gengibre não tem nenhum efeito de perda de massa gorda. Se a ingestão desta bebida levar a pessoa a beber mais água, teremos sempre um benefício associado. Agora, não é pela perda de massa gorda”, sublinha Catarina Custódio.
Filipe Sousa refere que “há trabalhos que têm tentado perceber se há algum impacto do gengibre na saúde, no perfil lipídico e em vários parâmetros metabólicos”.
Segundo o fundador da “The Mile Sports Nutrition”, alguns destes estudos – “feitos com algumas populações com determinadas características” – têm mostrado que o gengibre “pode ter um impacto positivo, mas não clinicamente relevante”.
“Convém ressalvar que não há nenhum efeito clinicamente relevante que possa ser associado ao gengibre [no que diz respeito ao emagrecimento], principalmente se estivermos a falar da população em geral”, reforça.
Além disso, os estudos sobre os potenciais efeitos do gengibre no emagrecimento utilizam doses “muito mais altas” do que as presentes na água com gengibre. Ou seja, não é rigoroso dizer que os resultados da ingestão desta bebida caseira serão os mesmos que os registados nos estudos, dado que, geralmente, estes trabalhos são feitos com “extratos ou shots” de gengibre.
No mesmo sentido, Catarina Custódio lembra que, mesmo “quando se verifica algum efeito ao nível do aumento do metabolismo, a verdade é que são efeitos muito modestos e que, no final do dia, acabam por não ter um grande resultado, a menos que a pessoa esteja em défice energético”, ou seja, que ingira menos calorias do que as que gasta.
A mesma visão é partilhada por Filipe Sousa que considera não fazer sentido “olhar para o poder termogénico de um alimento por si só”. Isto porque “apesar de poder, eventualmente, haver algum efeito termogénico associado a determinado alimento, nunca é clinicamente relevante para contribuir para a perda de peso”.
Em conclusão, é falso que beber água com gengibre emagrece e queima gordura. Ainda assim, reitera Catarina Custódio, “se a pessoa gostar do sabor da água de gengibre e o seu consumo contribuir para uma maior ingestão de água, não tem problema nenhum fazê-lo”.
LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:
- Chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”?
- Xarope de cenoura caseiro cura gripes e constipações?
- Deve lavar o arroz antes de o cozinhar por causa “dos pesticidas”? Especialistas respondem
- O corpo envia sinais um mês antes de um AVC ocorrer?
- Restos de cebola são venenosos e não deve guardá-los no frigorífico?
- Comer uma banana à noite ajuda a dormir melhor?
- Café curto tem mais cafeína do que o cheio?
- Beber Coca-Cola para tratar a diarreia é eficaz e recomendável?
- Fazer unhas de gel tem riscos para a saúde? Como minimizá-los?
- Deve demolhar as leguminosas antes de as cozinhar? Porquê?
- O café é “a droga mais viciante do mundo”?
- Beber café antes da sesta tem benefícios?
- Nunca se pode tomar medicamentos com leite, sumo ou chás?
Categorias:
Etiquetas:
Água com gengibre | Emagrecimento | Perda de peso | Queima de Gordura