PUB

Fact-Checks

Homeopatia

A homeopatia funciona tão bem ou melhor do que a medicina tradicional? Ainda falta evidência científica

É uma das terapias complementares mais controversas e divide opiniões desde que foi criada. Afinal a homeopatia é tão eficaz como a medicina tradicional?

26 Dez 2021 - 01:45

Homeopatia

A homeopatia funciona tão bem ou melhor do que a medicina tradicional? Ainda falta evidência científica

É uma das terapias complementares mais controversas e divide opiniões desde que foi criada. Afinal a homeopatia é tão eficaz como a medicina tradicional?

Nasceu na Alemanha no séc. XVIII e até hoje continua a dividir opiniões sobre a sua eficácia no tratamento e prevenção de doenças.

Sob o princípio de que “coisas semelhantes curam-se com coisas semelhantes”, a homeopatia alega que as doenças devem ser tratadas com medicamentos formulados para, numa pessoa saudável, produzirem sintomas semelhantes aos da doença. O objetivo é estimular o próprio organismo a combater a doença através de formulações resultantes de diluições infinitesimais em água de extratos de origem vegetal, animal, mineral e de origem bioquímica e sintética.

É uma terapia reconhecida e praticada em vários países e até a Organização Mundial da Saúde aceita a definição e os princípios terapêuticos da homeopatia.

Só que cientistas, médicos e outros profissionais de saúde asseguram que a eficácia desta terapia não está cientificamente comprovada e deixam alertas sobre os perigos que os utilizadores de substâncias homeopáticas podem correr. A reforçar esta posição está uma das mais recentes – e das mais alargadas – investigações sobre a homeopatia, publicada em 2015 pelo Conselho de Pesquisa Médica e Saúde Nacional da Austrália (National Health and Medical Research Council).

Conselho de Pesquisa Médica e Saúde Nacional da Austrália : (…) a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crónicos, graves ou que podem tornar-se sérios.”

O trabalho analisou 57 revisões sistemáticas que continham 176 estudos individuais e concluiu que “não existe evidência confiável de que a homeopatia seja efetiva no tratamento de qualquer problema de saúde”. No documento pode ler-se ainda que “a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crónicos, graves ou que podem tornar-se sérios” e alerta para o facto de as pessoas que escolhem a homeopatia poderem “colocar a sua saúde em risco se rejeitarem ou atrasarem tratamentos para os quais existem boas evidências de segurança e eficácia”.

No site Science-Based Medicine, da autoria de médicos e outros profissionais de saúde que se dedicam a explorar temas sob a perspetiva da evidência científica pode igualmente ser lido um extenso artigo sobre a história da homeopatia, as diversas aplicações e é feita uma análise de vários estudos publicados ao longo dos anos. Claramente, para os autores, “a homeopatia não é mais efetiva do que um placebo”.

PUB

Em suma, apesar de ser muito utilizada em todo o mundo, a verdade é que as vantagens da homeopatia relativamente à abordagem da chamada medicina tradicional ainda não estão comprovados através de evidência científica credível.

Categorias:

Homeopatia

26 Dez 2021 - 01:45

Partilhar:

PUB