PUB

O seu filho está com varicela? Como tratar e cuidados a ter

10 Fev 2024 - 08:00

O seu filho está com varicela? Como tratar e cuidados a ter

Manchas vermelhas que se transformam em pequenas bolhas cheias de líquido e que causam muita comichão. É este o sintoma mais visível da varicela, uma doença viral comum na infância, mas que também pode afetar adultos que não tenham tido contacto com o vírus que a provoca quando eram mais pequenos.

Apesar de, na maior parte dos casos, não existirem complicações graves associadas à varicela, há alguns cuidados a ter durante o tratamento.

Como tratar a varicela?

Em declarações ao Viral, Paulo Santos, especialista em Medicina Geral e Familiar e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), começa por explicar que a varicela manifesta-se pela presença de “pápulas vermelhas”, que depois “evoluem para vesículas”, podendo também existir “febre” e “alguns sintomas respiratórios”.

“O quadro é, regra geral, benigno e dura 5 a 7 dias até as vesículas irem rebentando todas, formarem crostas e acabarem por secar”, aponta.

Por ser uma doença autolimitada (que se resolve por si mesma), o tratamento da varicela passa por “controlar os sintomas”. Por exemplo, “se a pessoa tiver comichão, fazemos uma medicação para aliviar a comichão; se tiver febre e dores, fazemos uma medicação para aliviar a febre e as dores”, esclarece o médico.

Além disso, sublinha Paulo Santos, é importante “ir desinfetando as vesículas à medida que elas rebentam com um bocadinho de betadine ou uma tintura desinfetante desse género” para evitar o desenvolvimento de uma infeção e, por consequência, o agravamento dos sintomas.

No site do serviço nacional de saúde do Reino Unido partilham-se outros conselhos para lidar com este quadro, nomeadamente: “beber muitos líquidos para evitar a desidratação”, “utilizar cremes ou géis refrescantes à venda na farmácia” e “vestir roupas largas”.

Apesar de, na maior parte dos casos, não existirem complicações graves associadas à varicela tanto em crianças quanto em adultos, o médico consultado pelo Viral aponta que a possibilidade de uma grávida contrair a doença “é um fator de preocupação”, já que a doença “pode ter efeitos teratogénicos no feto”, ou seja, levar a “malformações”.

PUB

Ainda assim, esta não é uma questão comum, visto que a maior parte das pessoas tem varicela durante a infância e adquire a chamada “imunidade natural”.

10 Fev 2024 - 08:00

Partilhar:

PUB