PUB

Pólen de abelha para aumentar os seios: Tendência do TikTok é arriscada e sem fundamento

5 Set 2024 - 10:04

Pólen de abelha para aumentar os seios: Tendência do TikTok é arriscada e sem fundamento

No TikTok, recomenda-se o consumo de pólen de abelha para quem quer aumentar os seios “sem precisar de silicone”. Segundo os autores de vários vídeos, este suplemento “aumenta o peito de forma natural”.

Para comprovar a suposta eficácia do pólen de abelha, algumas criadoras de conteúdo partilham imagens da evolução do tamanho dos seus seios durante a toma prolongada do suplemento. Mas será que consumir pólen de abelha aumenta os seios? Esta prática tem riscos?

Consumir pólen de abelha faz aumentar os seios?

Em esclarecimentos ao Viral, Davide Carvalho, endocrinologista, presidente da European NeuroEndocrine Association (ENEA) e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), adianta que “não há ensaios clínicos, nem qualquer evidência científica de que o pólen aumente o volume dos seios”. 

Apesar de, “nas redes sociais, observarmos relatos de novos suplementos alimentares feitos com pólenes que prometem ‘aumentar os seios’”, não há, de facto, nada que comprove a eficácia destes produtos. 

O endocrinologista explica que o pólen, frequentemente “vendido como um suplemento nutricional conhecido como pólen de abelha”, “é bastante nutritivo”.

Em termos nutricionais, “o pólen contém uma grande proporção de proteínas (de 16 a 40%), contendo todos os aminoácidos conhecidos, assim como vitaminas, sobretudo vitamina C e PP (ou B3)”.

Além disso, “alguns estudos sugerem que o pólen pode conter fitoestrogénios, que são compostos semelhantes aos estrogénios animais, mas de origem vegetal”.

Como “os estrogénios são uma das hormonas responsáveis pelo desenvolvimento mamário”, há quem acredite (sem base científica) que os fitoestrogénios do pólen aumentam o tamanho dos seios. No entanto, segundo Davide Carvalho, “a ação dos fitoestrogénios” neste sentido “é limitada” porque se encontram “em quantidades pequenas”.

PUB

Aliás, um estudo em células indica que o pólen de abelha não interage com os recetores de estrogénio, não tendo, por isso, qualquer efeito no volume dos seios.

Assim, na perspetiva do médico, o único possível efeito indireto do pólen no aumento dos seios poderia prender-se com o facto de este produto poder contribuir para o aumento do peso corporal.

“O pólen, sendo um elemento rico em calorias, pode causar aumento do volume mamário por condicionar aumento de peso”, esclarece.

Isto porque existem apenas três fatores que influenciam “o volume mamário”: a gravidez, “o ciclo  menstrual” e as “oscilações de peso”, salienta o professor da FMUP.

O consumo de pólen de abelha pode ter riscos para a saúde

Tal como os outros suplementos alimentares, o consumo de pólen de abelha não é isento de riscos

No decorrer da adesão à tendência do TikTok, algumas utilizadoras já reportaram efeitos adversos (ver aqui). Há relatos de pessoas que tiveram de ser hospitalizadas depois de experienciarem sintomas típicos de uma reação alérgica.

Antes disso, existem vários casos reportados de reações alérgicas à toma de suplementos de pólen de abelha (ver aqui, aqui e aqui).

Importa ainda salientar que, para se ter uma reação alérgica à toma destes suplementos, não é necessário ter alergia a abelhas ou a produtos apícolas. Ao consumir pólen de abelha pode-se ter uma “reatividade cruzada”.

Tal como explica a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI), num texto informativo, “a reatividade cruzada nas reações alérgicas ocorre quando as proteínas de uma substância (normalmente o pólen) são semelhantes às proteínas encontradas noutra substância (normalmente um alimento)”. 

PUB

Por exemplo, acrescenta-se, “se for alérgico ao pólen de bétula, pode descobrir que comer maçãs também lhe provoca uma reação”. 

Assim sendo, é recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar a toma de pólen de abelha ou de qualquer outro suplemento alimentar.

PUB

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

5 Set 2024 - 10:04

Partilhar:

PUB