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Chamada é gravada? Como funciona a linha de aconselhamento psicológico do SNS 24?

31 Mar 2023 - 02:00

Chamada é gravada? Como funciona a linha de aconselhamento psicológico do SNS 24?

Criado na fase inicial da pandemia da Covid-19, o serviço de aconselhamento psicológico por telefone do SNS 24 já tinha, em fevereiro deste ano, atendido mais de 200 mil chamadas, segundo os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Mas qual o objetivo desta linha telefónica? Quem pode utilizá-la? Como funciona? A chamada é gravada?

Para que serve a linha de aconselhamento psicológico do SNS 24?

aconselhamento psicológico SNS 24

Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, a linha de aconselhamento psicológico do SNS 24 pretende, tal como se explica num artigo publicado no balcão digital do Serviço Nacional de Saúde, “dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde (que se encontrem a prestar cuidados de saúde)”.

O serviço foi lançado em abril de 2020 para “dar resposta imediata quando a Covid-19 evidenciou a necessidade urgente de acompanhamento psicológico à população”, lê-se num comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), resultando de uma parceria entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Em fevereiro de 2023, já tinham sido atendidas por esta linha mais de 200 mil chamadas, das quais mais de 13 mil foram feitas por profissionais de saúde.

Segundo a informação disponibilizada no site do SNS 24, os objetivos deste serviço passam, por exemplo, por “gerir emoções (stress, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise”, “promover a resiliência psicológica”, “diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia por Covid-19”.

Além disso, esta linha pretende “promover o aumento do sentimento de segurança da população e dos profissionais de saúde” e “orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada pelo psicólogo”.

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Como ligar para esta linha? E como funciona?

aconselhamento psicológico SNS 24

Qualquer utente ou profissional de saúde pode ligar para o serviço de aconselhamento psicológico que está integrado na linha telefónica do SNS 24. Para isso, deve ligar para o 808 24 24 24 e selecionar a opção 4

Do lado de lá, estará um psicólogo clínico. “Estes profissionais de saúde desenvolvem uma abordagem focada na intervenção psicológica no contexto de crise”, esclarece-se no site do SNS 24.

No comunicado da SPMS que dá nota do número de chamadas atendidas, clarifica-se também que, “nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”.

Além disso, assinala-se no mesmo texto, o psicólogo “pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”.

Desde abril de 2022, este serviço está também disponível em inglês, com o objetivo de “dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia”, segundo a SPMS.

A chamada é gravada?

aconselhamento psicológico SNS 24

“Informamos que as chamadas de aconselhamento psicológico não serão gravadas.” É esta a mensagem que se ouve quando se liga para o 808 24 24 24 e se digita a tecla 4, a opção relacionada com o serviço de aconselhamento psicológico.

Em suma, ao contrário do que acontece com os restantes serviços da linha do SNS 24, nenhuma das chamadas telefónicas neste âmbito são gravadas.

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Além disso, segundo o site do SNS 24, “no início de cada chamada o psicólogo obtém o consentimento informado do utente”.

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Saúde mental

31 Mar 2023 - 02:00

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