Conjuntivite: Como evitar contagiar outras pessoas?
Olhos vermelhos, comichão e sensação de queimadura são alguns dos sintomas da conjuntivite, uma inflamação ocular que, apesar de, na maior parte dos casos, ser benigna, pode gerar desconforto.
Existem três principais tipos de conjuntivite: alérgica (quando ocorre por exposição a alergénios, como, por exemplo, pelos de animais e ácaros); tóxica (quando é causada pelo contacto com produtos tóxicos) e infeciosa (quando é causada por vírus, fungos ou bactérias).
Este último tipo de conjuntivite é transmissível entre pessoas, mas há alguns cuidados que podem reduzir o risco de contágio. Conheça-os neste artigo.
Como evitar a propagação da conjuntivite?
A transmissão da conjuntivite infeciosa pode ocorrer de pessoa-a-pessoa e, tal como se explica balcão digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), “é feita através de objetos contaminados”.
Na mesma página explica-se que, “apesar de não ser fácil fazer a prevenção do aparecimento de uma conjuntivite, alguns hábitos de higiene podem ajudar a diminuir o risco de a contrair”.
Entre os hábitos elencados na página do SNS 24 estão, por exemplo, “evitar contacto próximo com as secreções do olho e objetos contaminados (lenços, toalhas, cosméticos)”, “lavar as mãos com frequência” e “trocar a roupa da cama ou da almofada diariamente”.
Aconselha-se também “não partilhar toalhas ou produtos cosméticos” e “evitar coçar ou esfregar os olhos”.
No mesmo sentido, na página da Academia Americana de Oftalmologia recomenda-se a utilização de “uma toalha ou lenço de papel limpo sempre que limpar o rosto e os olhos” e a lavagem frequente das mãos, nomeadamente “antes e depois de comer”, depois de ir “à casa de banho” ou “depois de espirrar ou tossir”.
A Academia Americana de Oftalmologia lembra que “as bactérias podem viver na maquilhagem, o que pode causar conjuntivite e até uma infeção perigosa da córnea”. Por isso, a organização aconselha “não utilizar maquilhagem para os olhos enquanto os olhos estiverem infetados” e “substituir a maquilhagem se tiver uma infeção ocular”.
Pela mesma razão, sublinham, nunca se deve “partilhar a maquilhagem para olhos com outras pessoas”.
Como tratar a conjuntivite e aliviar os sintomas?
Segundo a informação disponibilizada na página do SNS 24, “o tratamento da conjuntivite varia de acordo com o agente responsável pela inflamação”.
Assim sendo, “a conjuntivite pode ou não precisar de antibiótico ou de outros medicamentos”.
Nos casos em que é necessário antibiótico, geralmente, “este é aplicado diretamente nos olhos, em forma de gotas ou pomada e deverá sempre ser prescrito por um médico especialista”.
Para aliviar os sintomas, avança-se no mesmo texto, pode ser útil aplicar: “compressas frias”, “lágrimas artificiais” ou “soro fisiológico, de preferência utilizar doses individuais para cada olho de forma a evitar a contaminação entre eles”.
Quando a causa da conjuntivite é alérgica, é prudente “evitar a exposição ao alergénio que lhe está a provocar a infeção”, bem como a exposição “a outros agentes potencialmente irritantes”, nomeadamente “fumo do tabaco”, “cloro das piscinas” e “exposição direta ao sol”.
Categorias: