PUB

Dentro ou fora do frigorífico? Como descongelar alimentos de forma segura

2 Mar 2023 - 05:16

Dentro ou fora do frigorífico? Como descongelar alimentos de forma segura

Comprar vegetais, carne e peixe congelados ou congelar sobras de refeições é uma estratégia eficaz para reduzir o desperdício alimentar. Mas, na hora de cozinhar, pode surgir a seguinte questão: Como descongelar alimentos de forma segura?

Será melhor descongelar os alimentos dentro do frigorífico ou à temperatura ambiente? É seguro fazer a descongelação no microondas ou em água fria? Quais os cuidados a ter? Em declarações ao Viral, Isabel Ratão, professora na área da segurança alimentar no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, responde a todas as questões.

É mais seguro descongelar alimentos dentro ou fora do frigorífico?

como descongelar alimentos de forma segura

Para Isabel Ratão os alimentos devem ser “sempre” descongelados no frigorífico e “nunca” à temperatura ambiente, porque os microorganismos se desenvolvem mais rapidamente no segundo caso.

“A temperatura ótima de desenvolvimento dos microorganismos ronda os 36 ºC e os 37 ºC. Mas o problema é que a temperaturas próximas de 20 ºC [os microorganismos] já estão muito aptos a desenvolver-se”, sustenta.

PUB

No mesmo sentido, numa infografia sobre como “descongelar os alimentos em segurança” publicada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), em abril de 2021, encontra-se a seguinte recomendação: “descongele os alimentos a baixa temperatura para prevenir o crescimento de bactérias”.

A EFSA alerta no mesmo documento que “os alimentos congelados podem conter bactérias que podem crescer após a descongelação e causar intoxicações alimentares” e sublinha que “boas práticas de descongelação reduzem a possibilidade de doenças de origem alimentar e reduzem o desperdício alimentar”.

É seguro descongelar alimentos no microondas ou em água fria?

como descongelar alimentos de forma segura

Quando se pretende uma descongelação rápida, o microondas, a água fria ou a água corrente podem ser uma alternativa ao frigorífico. No entanto, avisa Isabel Ratão, quando se recorre a estes métodos é fundamental ter algumas precauções.

Um dos cuidados a ter quando se descongela no microondas, em água fria ou em água corrente, é cozinhar os alimentos de imediato, para não dar tempo “para os microorganismos se desenvolverem”.

No caso do microondas é preciso ter também em consideração que este aparelho “funciona por agitação das moléculas de água dos alimentos e, por isso, não vai conseguir agitar todas as moléculas de água dos alimentos ao mesmo tempo”. 

Mas porque é que isso é importante? Porque pode significar que o alimento pareça descongelado na totalidade, quando sai do microondas, mas esteja apenas parcialmente descongelado.

Nesse caso, é necessário garantir que o alimento é cozinhado na totalidade, já que “um alimento que está completamente descongelado não vai, obviamente, ter o mesmo tempo de confeção de um alimento que está parcialmente descongelado”.

Quanto à descongelação em água, deve-se ter o cuidado de usar água “bem fria” para dificultar o “desenvolvimento microbiano”.

Outros cuidados a ter na hora de descongelar

como descongelar alimentos de forma segura

Mesmo quando a descongelação é feita no frigorífico, Isabel Ratão aconselha a ter cuidados, nomeadamente colocar o alimento em cima de uma rede: “O recipiente que nós tivermos deve ter uma rede para que a carne ou o peixe não fiquem mergulhados no exsudado (o líquido que sai dos alimentos)”.

PUB

Isto porque “há microorganismos – embora poucos – que também se desenvolvem em temperaturas de refrigeração”. Logo, “no momento em que começa a ter água disponível começa a melhorar as condições de desenvolvimento de microorganismos”.

No mesmo plano, a EFSA aconselha também a “partir grandes pedaços de peixe congelado, camarão ou bagas no interior da embalagem antes de descongelar” e a “descongelar apenas a quantidade de alimento necessária e manter o resto congelado”.

Além disso, a autoridade recomenda, por exemplo, “descongelar carne, peixe e marisco num tabuleiro no frigorífico para evitar a contaminação de outros alimentos” e garantir “que as suas mãos e utensílios estão limpos ao manusear os alimentos”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB

Categorias:

Alimentação

2 Mar 2023 - 05:16

Partilhar:

PUB