PUB

Temperaturas vão subir. 10 conselhos para lidar com o calor

29 Mai 2024 - 01:31

Temperaturas vão subir. 10 conselhos para lidar com o calor

As temperaturas vão subir nos próximos dias e, a partir de 30 de maio, poderão ultrapassar os 35 graus em algumas zonas do país. A pensar nos efeitos negativos da exposição ao calor intenso, a Direção-Geral da Saúde publicou uma nota com algumas recomendações para a população lidar com a subida das temperaturas sem pôr a saúde em risco.

Como lidar com o calor? As recomendações da DGS

Beber água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas” é o primeiro dos dez conselhos da DGS para lidar com o calor que se espera nos próximos dias.

A mesma entidade recomenda também “fazer refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia”, “utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol”, e “manter-se em ambientes frescos, pelo menos duas a três horas por dia”.

Deve também “evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00”, e utilizar protetor solar com fator de proteção superior a 30 “e renovar a sua aplicação de duas em duas horas”.

Quem trabalha no exterior deve fazê-lo “acompanhado, porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”.

No período de maior calor, a DGS aconselha “correr as persianas ou portadas, e ao entardecer deixar que o ar circule pela casa”.

Além disso, é necessário “ter especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida” e “manter-se informado relativamente às condições climáticas para poder adotar os cuidados necessários”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
PUB
29 Mai 2024 - 01:31

Partilhar:

PUB